Como combater o excesso de peso e manter a saúde em dia?

homem-medindo-a-barriga

Como combater o excesso de peso      

A obesidade é um problema que aflige grande parte da população mundial. Se você está na luta para combater o excesso de peso, o ideal é se concentrar em uma alimentação saudável. Sobre peso causa problemas de saúde e baixa a autoestima. Descubra agora como combatê-lo.

Deixe de lado o sedentarismo

Para ter êxito no combate a obesidade não significa que tenha que gastar horas e horas em uma academia, mas aproveitar enquanto está fazendo suas atividades diárias para se exercitar.

Se você não tem tempo de ir a uma academia, uma boa opção é fazer exercícios para perder barriga em casa.

Por exemplo: se precisa ir ao mercado deixe o carro em casa e vá caminhando, pegue seu cachorro e vá caminhar por 30 minutos em seu bairro, suba e dessa várias vezes as escadas da sua residência.

Seu corpo precisa de descanso

Recomenda-se dormir entre as sete e nove horas da noite. O sono da noite não é o mesmo do dia, é importante ter um sono longo e contínuo durante a noite. Estudos mostram uma ligação entre as pessoas obesas e a falta de sono. Por isso organize seu tempo para descansar e beba muita água.

Água

A água é o combustível do nosso corpo, pois ajuda em muitos processos, principalmente na digestão. Isso previne a constipação e pode fazer seu corpo funcionar corretamente, além de dar uma sensação de saciedade.

Reduzir calorias

A principal maneira de perder peso é cortar calorias. Portanto, tente comer o mínimo possível de alimentos gordurosos. Não que você não possa comê-los ocasionalmente, mas muitas vezes são prejudiciais à nossa saúde.

Alimentos saudáveis     

É essencial consumir frutas e legumes todos os dias. Acostume-se a comer salada antes do almoço e frutas de sobremesa, assim facilmente conseguirá incorporar uma dieta saudável e perder muitos quilos.

Evite comer fora de hora

Pensou em fazer dieta, automaticamente a pessoa pensa que vai passar fome e isso já dá um desânimo. Entenda que não precisa ser assim, é só comer nas horas certas e se der fome fora de hora, comer uma fruta ou uma barra de cereal. Nada de escolher alimentos gordurosos.

Cozinhe invés de comer em restaurantes

Se você preferir almoçar em um restaurante, provavelmente comerá mais do que realmente precisa, além de ficar com vontade de comer de tudo saindo da dieta. Para isso não acontecer cozinhe seu próprio alimento e leve sua refeição para o trabalho.

Consulte um nutricionista

Se você é obeso, você pode ficar com problemas de saúde como diabetes, problemas nas articulações, hipertensão, apneia do sono, entre outros. Seu médico indicará todos os exames necessários para verificar como está sua saúde e a melhor dieta.

É importante que você tenha vontade e perseverança para perder peso. Quem tem problemas de ansiedade, muitas vezes começa a comer mais, mas você tem que cuidar de sua saúde e resistir à tentação de comer alimentos não indicados para sua dieta.

Doenças causadas pela obesidade

homem-medindo-a-barriga

O desconhecimento sobre a escolha de alimentos e a falta de exercício, pode gerar um sobre peso. A obesidade é uma condição médica, e está sendo seriamente considerada como um problema de saúde pública em todo o mundo por gerar doenças. Conheça algumas doenças relacionadas à obesidade.

 

– Doença cardiovascular, insuficiência cardíaca, coração ampliado (um aumento no tamanho do coração que pode ser causada por um espessamento do músculo cardíaco devido ao aumento da carga de trabalho), varizes, diabetes, embolia pulmonar, depressão, síndrome do ovário policístico (SOP), entre outras.

– Há também outras doenças relacionadas à obesidade: ansiedade esterilidade, refluxo gastrointestinal, doença hepática gordurosa, colelitíase (cálculos biliares), hérnia, câncer coloretal, disfunção erétil, incontinência urinária, entre outras.

 

Alimentos permitidos na dieta

Carne, peixe, ovos e produtos lácteos: possuem menos carne gorda.

– Cereais e batatas: Combine com legumes batata (amido), arroz ou massas.

– Legumes: lentilhas, grão de bico, feijões e ervilhas. Ele é recomendado para combinar com batata ou arroz.

– Vegetais: Todos preferencialmente.

– Frutas: frescas de preferência e bem lavadas, batidas, fervidas ou cozidas, sem açúcar.

– Bebidas: água, caldo de carne sem gordura, chás de ervas, sucos de frutas sem açúcar.

– Gorduras: azeite e sementes (girassol, milho, soja), manteiga, margarina vegetal.

– Queijos: requeijão, queijo branco.

– Carnes: carne magras, carne de porco ou de fígado.

– Cereais: pão e biscoito branco, bolachas integrais (contêm baixo teor de gordura).

– Bebidas: sucos naturais sem açúcar, café descafeinado e leite integral.

Outros produtos: geleias, adoçante nutritivo, doces macios, que em sua composição assemelha-se mais ao pão, pão integral, arroz e massa integral, entre outros.